Do Bessa para a Luz

Já o disse várias vezes e não o escondo, fui durante muitos anos sócio do Boavista F.C. Sempre fui Benfiquista, mas na família temos, por muitos e variados motivos, uma costela boavisteira. O sangue da minha família já correu naquele relvado e por isso o Boavista sempre foi um clube especial para mim. O Boavista que foi durante muitos anos um dos clubes de futebol mais antigos do país, e um dos clubes mais antigos da cidade do Porto, penso que só ultrapassado pelo Real Clube Fluvial Portuense, mas este não se dedicava ao futebol. Nos anos 80, a história da cidade mudou, vá-se lá entender estas coisas.

Se o Benfica não ganhasse o campeonato, que o ganhasse o Boavista, era esse o espírito, bem, pelo menos uma vez isso aconteceu.

Nunca fui ver o Benfica ao Estádio do Bessa, porque nem o meu pai (enquanto eu era pequeno) nem eu, quando já era mais velho, queríamos desonrar o Boavista, festejando golos do Benfica, no Estádio do Bessa, entrando com cartão de sócio do Boavista. Cada maluco com a sua mania, eu herdei essa.

E então, durante muitos anos, era o Benfica pela rádio e pela televisão e o Boavista no Bessa, aos sábados ou domingos à tarde.

Isto tudo, porque estive a rever um episódio do Programa “Vitórias e Património” da Benfica TV, dedicado aos jogadores que estiveram no Boavista e foram para o Benfica e eu tive o privilégio de poder ver alguns deles, enquanto jogadores do Boavista, nomeadamente:

João Vieira Pinto, Isaías, Nuno Gomes, Sanchez, Petit, Ednilson, Nelson, Nelo, Tavares entre outros, nomeadamente os que fizeram o caminho inverso, como o Rui Bento e o Samuel, por exemplo.

Eu já não vi, mas o meu pai sim, o João Alves e o Diamantino.

E ainda houve mais jogadores, uns que marcaram mais do que os outros, mas que fizeram toda a A1, em direcção à Luz ou ao Bessa.

Por isso, para mim, quando me falam na melhor escola de jogadores de Portugal, para mim foi sempre o Boavista.

Etiquetas:,

3 responses to “Do Bessa para a Luz”

  1. Fiuza says :

    Não costumo comentar mas desta vez teve de ser.
    Gosto de futebol e acima de tudo, do Benfica. Quem me conhece bem sabe como sou pelo Benfica. Ás vezes costumo dzr que é um defeito que tenho, pois transformo-me.
    Finalmente “conheço” alguém q tem uma costela boavisteira. Simpatizo com o boavista pq a minha mãe e quase toda a sua família de 10 irmãos são do boavista. Numa família tão numerosa era quase tudo Boavista e alguns do Benfica. Dps haviam 2 ou 3 que eram as ovelhas RANHOSAS do FCP. Fizeram-me sócio, ainda o meu avô era vivo, para me levar a ver um jogo no bessa com o Rosenborg, estreia na Champions.
    Ainda vi mais 2 jogos. Um com o belenenses e com o Benfica (foi tão roubado) e outro em Alverca.
    Isto no ano que o boavsta foi campeão. Até tenho uma camisola toda autografada por todos os jogadores campeões.
    Mas nunca gastei um tusto com eles. Pagaram-me tudo e bem tentaram fazer-me a cabeça mas foi sozinho que quis ser do Benfica, até pq o meu pai mesmo sendo benfiquista só passou a vibrar com a bola pq eu era doente pelo Benfica!
    Pena os interesses nojentos que existiam por trás com aqueles presidentes e da relação que foi criada com o FCP. A ver vamos se acontecerá o mesmo ao Braga. O belenenses segue agora pelo mesmo caminho.
    Ainda assim, Benfica será sp demasiado grande para todos eles!
    abraço

    • Seismilhoesum says :

      Ao Fiuza.

      Não o conheço mas achei curiosa uma coincidência: sou benfiquista mas já fui sócio do Boavista. E o primeiro jogo que fui, como sócio, foi o da tal estreia na Liga dos Campeões, com o Rosenborg!
      Espero que o Boavista regresse em breve mas os “alacloides” segregados pelo “clube eucalipto” são tão fortes que duvido …. assim como o desaparecido clube que esteve na origem do cognome de “Andrades” (não me lembro qual), o Salgueiros, o Sporting, e em breve o Belenenses e daqui ha algum tempo o Braga!

Opina para aí...

