Manipular as palavras

O JJ tem todos os defeitos do mundo e mais alguns, não tem nem de longe nem de perto o dom da palavra, no entanto preocupa-me que os media portugueses não consigam transmitir para os títulos dos jornais ou para as notícias todas as palavras que outras publicações conseguem ouvir da boca dele.

É que ao deparar-me com o artigo do jornal do Serpa, sobre as declarações do JJ sobre o Barcelona, lemos isto;

«O Barcelona não é o favorito no grupo – é sim um favorito a vencer a Champions, mas não é impossível vencer o Barça. Queremos seguir para a fase seguinte», disse Jorge Jesus à margem do fórum de treinadores de elite, a decorrer na sede da UEFA, em Nyon. in A Bola

O que dá a sensação que lá está o JJ novamente a armar-se a ser mais do que é.

Mas quando olhamos para o que diz o jornal catalão, El Mundo Deportivo, lê-mos isto:

“en el fútbol no hay rivales invencibles y tampoco el Barça lo es aunque no sólo sea el favorito del grupo: es el favorito de la Champions League”.

“en principio Benfica, Spartak y Celtic tenemos que luchar por la segunda plaza”. in Mundo Deportivo

A isto chama-se manipulação de palavras, que depois levam a que pessoas mal intencionadas formulem intenções e fanfarronice no JJ, quando ela não existiu.

Quando ele merece ser criticado que o seja, mas que seja pelo que efectivamente disse e fez e não pelo que os jornais decidem ocultar ou escrever.

 

Quanto ao resto das notícias da semana e que seguirão para a próxima, merecem o seguinte comentário:

1 – A CMVM que faça o que lhe compete, com todas as empresas e intervenientes do mercado bolsista. É para isso que os meus impostos contribuem para os ordenados de quem lá trabalha.

2 – A UEFA são as Federações e as Federações só tem que obrigar a UEFA a determinar um período de transferências com fecho antes de começarem a maioria das competições nacionais. Tenho de excluir os países de Leste da Europa, porque tem um calendário muito diferente dos restantes países da Europa. Na pior das hipóteses que feche 1 semana antes de se realizar o sorteio das Competições Europeias.

3 – E afinal quando é que começa o Fair Play Financeiro? É que vai ser muito complicado a Man. Citys, PSGs ou Zenits (entre outros) justificarem o orçamento que gastam com base no que conseguem gerar…

Anúncios

Etiquetas:,

Opina para aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: