Futsal – 4º jogo

Antes de mais gostaria de dizer que tal como o Sporting no ano passado, o Benfica este ano, teve neste jogo, mais sorte que juízo. Correu bem a marcação dos penaltis. Continuo a não perceber a fixação por não rematar fora da área, assim como não percebo o porquê de não se fazer pressão alta, ou pelo menos mais alta. Por isso, o meu agradecimento ao Vitor Hugo e desta forma cometemos uma “proeza” que eu acho que nunca foi alcançada… utilizamos os 3 guarda-redes na final do campeonato.

Como já devem ter percebido, de posts anteriores, o futsal é, para mim, uma paixão, quase tão grande como a do futebol e não podendo praticar a modalidade, já estive directamente envolvido nela durante duas épocas como cronometrista, na AF Porto e abandonei-a porque ali (se calhar é igual nos outros lados) não progride quem cumpre as regras estipuladas, nem quem é bom, mas sim quem é amigo. E duas épocas foi o suficiente para perceber isso. Contudo, congratulo-me por ver que no segundo jogo da final um dos árbitros que agora é internacional fez equipa comigo em bastantes jogos. E posso dizer que já na altura lhe via qualidades (e não vi isso em muitos) para ser um grande árbitro e tenho dele a melhor opinião e mantenho-a, apesar do Benfica ter perdido esse mesmo segundo jogo, continuo a considera-lo um excelente árbitro e que não cede a pressões.

Posto isto, e por conhecer muitos pavilhões desportivos e acima de tudo por conhecer muito bem a modalidade, pergunto, e neste caso sendo um pavilhão alugado pelo Sporting, se não haveria melhor pavilhão para se jogar futsal? O pavilhão é muito bom, não tenhamos dúvidas (para 90% dos jogos), mas não tem condições para albergar um jogo com esta quantidade de adeptos, nem sequer para a transmissão televisiva, há zonas do recinto que durante o jogo não se conseguem ver (nomeadamente as linhas laterais entre os bancos e a linha de fundo). Contudo, gostei bastante da camera no topo do pavilhão, apesar de preferir ver os jogos sem som… o comentador da RTP mete-me nojo.

Se fosse o pavilhão do Sporting, eu até compreendia, era o pavilhão da casa, mas neste caso é um pavilhão alugado ou emprestado (isso não me interessa nada), não há nem sequer uma ligação afectiva entre os adeptos do Sporting com o pavilhão, como havia com a antiga Nave de Alvalade.

O pavilhão da Luz, não tendo uma capacidade muito maior (cerca de 100 pessoas a mais), tem muito mais espaço entre as linhas e a bancada e segundo os intervenientes tem um piso muito melhor. Pergunto: não haveria melhor pavilhão para se jogar?

Enquanto adeptos do futsal, gostaria de ver a final jogada num pavilhão com a capacidade do Pavilhão Atlântico, contudo, também não gosto muito do Pavilhão Atlântico (apesar de já temos tido um momento fantástico) para a prática do futsal, uma vez que, para mim, uma parte da bancada fica demasiado afastada do ringue. O fustal é um jogo de proximidade, quer entre os jogadores, porque se joga num espaço muito curto, mas também entre o público que está sempre bastante perto. A distância ideal entre a linha lateral e a bancada, para mim, será +/- a que existe no Pavilhão Império Bonança. E eu sei que há muitos outros pavilhões com essas condições.

No próximo fim de semana temos a negra, em casa e espero ver mais do Benfica.

Etiquetas:,

One response to “Futsal – 4º jogo”

  1. Fazer dinheiro says :

    Concordo por inteiro, realmente cheguei a achar que ainda alguem se ia aleijar pois achei q não havia capacidade para albergar tanta gente apaixonada pela modalidade.

    Na negra é ganhar, ganhar e ganhar. Força Benfica!

Opina para aí...

