Esta pocilga chamada Portugal

Depois de confirmado aumento da Liga para 18 clubes (falta ainda a ratificação por parte da FPF), “foi decidido” que os clubes querem “concentração dos direitos televisivos”.

Se em relação à primeira medida, acho descabido o aumento de clubes neste momento, depois de criada a Taça da Liga, nos moldes em que está, dou de barato o aumento ou não da mesma, uma vez que ao longo dos anos a sua dimensão foi variando. De década em década, lá vem um qualquer iluminado propor um aumento da liga, com certeza à procura de um aumento da despesa dos clubes mais pequenos (mais deslocações, mais jogos com clubes pequenos, mais policia para pagar, mais bombeiros para pagar, etc.), mas os clubes pequenos lá terão os seus motivos para quererem o aumento dessa despesa.

Já em relação à “não descida” de nenhum clube, será uma autentica palhaçada. Caso isso se verifique será um dos maiores marcos desta POCILGA chamada Portugal. Depois de o Presidente da Liga, ter dito, por alturas em que o Benfica ainda era lider, que não descia ninguém, agora pelos vistos isso já pode acontecer. A verdade desportiva está completamente minada, seja quem for o campeão esta época.

Até porque assim sendo só as equipas com possibilidades de ir às competições europeias tentarão vencer jogos (presumo eu).

Por fim, quanto, à “concentração dos direitos televisivos”, isso sim é que vai ser bonito. Aqui está a gota de água que era precisa para acabar com a Oliveirinhas e afins. Não há condições para o Benfica aceitar o que quer que seja dessa gente. Não aceito que seja renovado o contrato com essa gente seja em que condições for.

Muito menos, aceito que clubes pequenos, por muito importantes que sejam, se queiram fazer maiores do que o que são. Se isto fosse um campeonato com o Inglaterra (que deve ser o único com moldes aceitáveis para isso), em que as equipas estão mais ou menos niveladas em número de adeptos (umas com um pouco mais de adeptos do que as outras, mas mais ou menos niveladas), isso faria sentido, por vários motivos. Porque teriamos a certeza que um Maritimo a lutar para um 3º lugar tinha muito mais audiência do que um Benfica (e falo do Benfica por ser o meu clube e só por isso) a lutar pelo meio da tabela, o que todos nós sabemos que não é verdade.

Não faz qualquer sentido, que um clube, que gera os jogos com mais audiências do campeonato tenha receitas televisivas inferiores ao que gera (deixo de fora claro está, aqui as devidas margens de lucro que cada entidade envolvida tem de tirar).

E quem diz o Benfica, diz o Porto ou o Sporting, que serão em proporção os que mais perderão. Mas quem efectivamente perde mais é mesmo o Benfica. E se os clubes pequenos reclamam essa fatia de receitas televisivas que não são deles diretamente, mas sim proporcionadas pelos três grandes que lhes dão tempo de antena. Então será mais do que justo, que o Benfica exija dos clubes pequenos um fatia da sua receita, nos jogos em que o Benfica lá for jogar. Ou isso já não é justo?

Então é justo que os grandes andem a sustentar os pequenos com as receitas televisivas e não será justo que os pequenos “agradeçam” financeiramente, os grandes por estes lhes colocarem as casas cheias?

Que ninguém tem dúvidas, quem é que está de robe vestido por trás disto tudo, ai isso ninguém tem. Com 18 clubes na I Liga a dividir as receitas televisivas entre si, alguém vai aos saldos e o Benfica vai perder muito dinheiro.

ADENDA:

E como podemos ver, e eu vou procurar mais provas do que tenho dito, mesmo em Inglaterra já se começa a contestar este modelo de “partilha” de receitas.

Notícia de 28-10-2011 – Liverpool want bigger share of overseas television pie

Anúncios

Etiquetas:,

One response to “Esta pocilga chamada Portugal”

  1. Pedro Soares says :

    Está para acontecer exactamente o que eu tinha previsto. Assim que o Benfica decidisse seguir o seu caminho sozinho, o ultimo recurso seria a negociação colectiva dos direitos televisivos com a olivedesportos a ficar com esses direitos.

Opina para aí...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: